domingo, 7 de dezembro de 2008

A grande aventura de crescer… ou os novos cowboys

Olá amiguinhos,
Hoje apeteceu-me escrever um pouco. Pus de lado os testes (sempre os testes), os relatórios de A.P., os inúmeros tpcs e em vez de ver o que se passa no mundo (não, não me refiro a sair à noite, mas apenas olhar para a TV), decidi visitar meu bloguinho meio abandonado por falta de tempo.

Ora bem, desde o ano passado que travo uma batalha pessoal contra certo tipo de calças que os jovens adolescentes decidiram adoptar. Refiro-me à moda da calça que começou por ser levemente descaída e, agora, se dramatizou em completamente caída!




(imagem retirada do Google image)

Como uma desgraça nunca vem só, o meu filho adolescente decidiu que era «fixe» ( parece-me que os adolescente já nem usam esta palavra…) e começou a querer calças mais largas na cintura para poderem descair o suficiente, e como se não bastasse, o rigor do pormenor descritivo vai ao ponto de a cueca, desculpem, em linguagem «fixe», os boxers, terem de combinar com qualquer outra peça que ele vista. O máximo! Para não deprimir, lá vou pensando que pior que isto deve ser ter um adolescente que partilha connosco a nossa maquilhagem ou alguma peça de roupa mais íntima e lá vou para o trabalho, sempre a resmungar «Puxa as calças, puxa as calças».Ora, como costumo tratar os meus 130 adoptivos como filhos, lá vou dizendo na sala «Puxa as calças, puxa as calças» e eles até já nem refilam.

Se reflectirmos bem, o que mudou na cabeça destes miúdos para quererem mostrar os boxers? Qual é a graça? Tem alguma graça estarmos descansados no bar a tomar o nosso pequeno almoço e termos de ver, logo de manhã, uma quantidade imensa de roupa interior a espreitar das calças destes miúdos, e alguma em estado lastimável? E quando eles se baixam mesmo à nossa frente?Só pode ser uma forma de provocação. É esteticamente desagradável, deve ser desconfortável, principalmente quando está frio e, mais grave do que chocar as profs, constato que o modo de andar destes jovens constitui uma regressão para a espécie humana!!!

Daí o sub-título «Os novos cowboys». Eu já tinha pensado que o modo de andar de alguns jovens era, no mínimo, diferente, só não tinha percebido porquê. Foi na aula de um 10º ano que percebi por que andavam os jovens com andar de vaqueiro, como se tivessem acabado de sair de cima de um cavalo, depois de terem cavalgado durante muitas horas…pois os nossos queridos adolescentes não querem passar pelo ridículo de perderem as calças, pois não, uma coisa é mostrar boxers, outra é mostrar as pernas, então criaram um novo andar à cowboy em que as pernas arqueiam de modo a garantir que aquela cintura quatro números acima da média não caia pelas perninhas abaixo. Viva a criatividade. Quando tiverem a minha idade espera-vos muitos problemas nas costas e nas articulações, mas qual é o jovem que se preocupa com isso?

Como dizia Fernando Pessoa, ao referir-se à coca-cola: «Primeiro estranha-se, depois entranha-se», e até eu, qualquer dia, em vez de dizer «Puxa as calças», passarei a dizer com toda a naturalidade «Apanha as calças, apanha as calças».
Carol


Apresento-vos alguns modelitos para se inspirarem e criarem uma nova moda, mais, digamos, discreta:







2 comentários:

Maria Malvada disse...

Não desesperes, isto só pode ser um problema de geração...
Senão vejamos: passa-se da fase em que os projectos de homem usam a calça apertadinha, aconchegante (lol) para o despautério que é(concordo com tudo o que dizes, assino já aqui por baixo) andar de cueca à mostra. O meu filho ainda (ainda!) não chegou a essa idade, pode ser que quando isso acontecer volte a moda do aconchego, ao menos não anda de perna aberta nem a mostrar por aí as "miudezas" ou as "vergonhas" como diria a minha bisavó.

Pois, realmente há coisas que não dá para perceber...definitivamente!

prof.essa disse...

Olá Malvada,
pois é já nem me lembrava da moda da calça apertadinha. Também era um exagero!
Bjs