terça-feira, 9 de março de 2010

O dia

Ontem foi o dia. O dia da minha defesa.O dia da mulher. O dia da grande chuvada.O dia.Por coincidência a minha tese falava sobre mulheres.Mulheres medievais. Quem se interessa?Tão distantes no tempo, mas , e como me perguntaram ontem, será que as mentalidades mudaram assim tanto??? Deixo um pedacinho de um texto medieval no qual o seu autor faz o retrato negativo da mulher. Será assim tão distante???Um exagero? Hum...será??




«Nom tam solamente a familiaridade e companhia de qualquer molher é perigosa, mas ainda da molher própria com que homem é casado é grande encargo e grande perigo. »

«Que outra cousa é a molher senom inmiiga da amizade e pena a que nom podem escapar, mal necessário, temptaçom natural, maa ventura desejada, perigo domestico, perdimento delectoso, natura de mal pintada com color de bem? Ergo, se pecado é leixar homem sua molher, tee-la verdadeiramente é tormento.»

«pela fremusura das molheres cairom muitos e desto, convém a saber, da vista e da fremusura da molher que o homem vee, acende-se e arde mui fortemente em maa cobiiça assi come fogo.»

«Solamente a molher nom a mostram, por tal que nom despraza ao marido ante que case com ela. E, depois que a tem, se a apertar e a guardar per qualquer maneira, cae em odeo dela. Se a leixar per sua voontade cae em perigo.

Horto do Esposo

2 comentários:

Manuela Costa Gomes disse...

PARABÉNS CAROL.

Ganhaste mais uma batalha, depois de tantas lutas!!!!!! E só podia ser no dia da mulher, nem outra coisa se esperaria: Uma grande MULHER defender a sua tese sobre mulheres no dia da mulher, todos os ingredientes para o sucesso.És uma "Mulher do Norte"
Agora amiga é tempo de descanso....
Beijinhos muito grandes.
Manela

prof.essa disse...

OI amiga do norte,
foi mais uma batalha ganha, mas acredita que dois dias depois já estava a lutar noutra frente (testes e etc) e já nem me lembrava. Acredita nem me lembro de dizer pessoalmente aos amigos... como sabes, as coisas acabam por perder a sua importância face a outras situações. Mas, sim, aceito os teus elogios. Devo ter alguma costelita do Norte, sim, por afinidade, sim, do Porto, porque não,sim, mulher do Norte! sim, GOSTEI!
Bjs,
Carol, a Mulher do NORTE!