segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Faz como eu digo e não como eu faço! Uma lição de cidadania


Durante o auto de fé, as duas senhoras espanholas, que estão na imagem, estiveram sempre muito indignadas com o comportamento de todos os que se colocavam à sua frente.Deviam pensar que tinham adquirido o «direito» de ver o espectáculo sentadas e não entendiam que outras pessoas também o queriam ver. No entanto, uma vez que não havia mais lugares sentados, estavam todos em pé e à sua frente. Neste momento, até eu estava solidária com a sua indignação e falta de civismo do público, pois eu já conheço a maneira de pensar do português...
Ao longo do espectáculo, as senhoras «nuestras irmanas» levaram o tempo quase todo a gritar e a lançar impropérios aos que não saíam de sua frente. Chegaram inclusivamente a criar uma tal confusão que o espectáculo parou, com todos os actores olhar em nossa direcção e sem perceberem o que se passava.
Quase no final do auto, provocaram a ira de uma portuguesa, que estava comodamente sentada atrás de mim, e que lhes respondeu ter comprado o bilhete para ver o espectáculo e não para aturar espanholas. No meio de uma batalha que se avizinhava, comecei a ficar incomodada, mas quando as senhoras se levantaram e se colocaram à nossa frente, não nos permitindo acompanhar o resto do espectáculo, também fiquei com vontade de as insultar. Esperteza espanhola, ou o povo tem razão com o seu ditado «Faz como eu digo, não faças como eu faço»???

Sem comentários: