quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Novidades



Não posso deixar de vos convidar para «espreitarem» os blogs dos meus alunos que estão no site da nossa escola. Foi com satisfação que encontrei os seus links no site
http://www.esec-sto-andre-bar.rcts.pt/

São blogs relativos à disciplina de Área de Projecto e reflectem o envolvimento destes alunos do 12º ano com as tecnologias, nomeadamente com o blog.

Penso que consegui lançar-lhes o gosto pela partilha no espaço virtual e, claro, estou vaidosa com o resultado final.

Um abraço amigo para eles.

Novamente na Gulbenkian




Olá amigos,

Novamente na Gulbenkian, mas desta vez para acompanhar outro grupo de alunos. Confesso que a ideia de ver a exposição «Weltliteratur, Madrid, Paris, Berlim, S. Petersburgo, o Mundo!», pela segunda vez, me aborrecia um pouco, pois pensava eu que já tinha lido e ouvido tudo, mas foi um engano. Hoje, aprendi e muito, ouvi novas interpretações de um guia que se revelou um excelente professor. Adorei e o grupo também.
Partilho convosco as palavras que uma aluna deixou no seu blog:
«Hoje, a nossa manhã foi dedicada a uma visita de estudo à fundação Calouste Gulbenkian, onde assistimos a uma exposição sobre Fernando Pessoa, intitulada: «Weltliteratur- Madrid, Paris, Berlim, S. Petersburgo, o Mundo!», no âmbito do estudo de Fernando Pessoa e seus heterónimos. Gostámos muito da exposição e tivemos imensa sorte com o guia que nos acompanhou, pois conseguiu captar a nossa atenção da melhor maneira, pois tal como a professora de AP disse, “ A exposição é o guia que a faz”.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Despertar a memória do Natal...










Para ti mano, tão longe...
Natal...detesto o Natal comercial.
As prendas por obrigação, a correria nas lojas, a multidão, a confusão, as decorações berrantes que insistem em colocar na minha sala .Detesto o falso «feliz Natal», as mensagens impessoais que insistem em entrar no telemóvel durante a noite e o dia de Natal, detesto ter de me sentir feliz só porque é Natal. Detesto.

Adoro: a ideia de reunir a família, mesmo sabendo que não é possível,adoro entrar em casa da mãe e verificar que já não há mais espaço para decorações. Adoro a enorme árvore de Natal que ela faz, adoro os embrulhos que insiste em fazer. Adoro as suas decorações excessivas nas janelas e nas varandas. Adoro o seu almoço de Natal...

...Também gosto de imagens «fofinhas» sobre o Natal.
Estas são para vós.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Dia não. Despenteada, eu???

Hoje implicaram com o meu cabelo. Chamaram-me «despenteada».


Confesso que esta ideia me passou pela cabeça:





Quando cheguei a casa, vinguei-me:



Mas fiquei ainda mais deprimida:


Às vezes há dias assim...

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Momento de pausa...

Recebi um mail com um «link» e fui espreitar. É giro. Siga as instruções:




«Importante: quando clicar no link abaixo, deixe-o no tamanho que
abrir e veja o que acontecerá.
Exemplo de criatividade para quem acha que já viu tudo na
Internet»
NÃO MAXIMIZE A TELA!»
http://www.fly-a-balloon.be/

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Quando tudo corre bem...

Olá alunos,
hoje foi um dia positivo, pois a visita de estudo, de manhã, à Gulbenkian, correu bem e à tarde, ao AMAC, também.Confesso que estou admirada, uma vez que é rara a visita que corre deveras bem. Lembro situações em que o autocarro não nos apareceu para nos levar, ou buscar, ou avariou no caminho; lembro visitas em que os alunos foram assaltados, ou levados em ambulância para o hospital; lembro os teatros onde os alunos se comportaram mal e ouviram ralhete dos actores; lembro as exposições em que eu também levei ralhete por ter alunos tão mal comportados, enfim... sempre que vou a uma visita de estudo, levo «o coração nas mãos»,à espera do caos, mas hoje correu tudo tão bem. Lembro: o autocarro super limpo, o motorista super simpático, até elogiou os alunos; os guias das exposições super bem dispostos e agradáveis e, por último, os alunos super bem comportados. Será caso para perguntar se esta onda de super sorte será apenas passageira?
Os meus parabéns a todos! Nota positiva na vossa avaliação!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Weltliteratur. Madrid, Paris, Berlim, São Petersburgo, o Mundo!




Em breve,os 12º anos vão visitá-la, na Gulbenkian. Promete!

p.s. Não esquecer de levar o caderninho e o lápis, pois terão de fazer um trabalho sobre a exposição....

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Auto de São Martinho em tempos de crise

Olá Grupo,
Gostaria de vos agradecer a participação neste pequeno quadro relativo ao dia de São Martinho. O grupo quis ser um pouco diferente e criou um texto adaptado à realidade dos nossos dias. No entanto, as condições acústicas não foram as melhores e o resultado não foi o esperado. Não fiquem desiludidos. Vamos levar este quadro ao AMAC, aquando da Feira Pedagógica. Assim, com todas as condições criadas,o quadro será o máximo, pois temos de aproveitar o facto de vocês interagirem muito bem e de, principalmente, provocarem o riso na plateia.Parabéns.



Auto de São Martinho





sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Ilustrarte no AMAC



Amiguinhos,

Como sabem, vamos visitar o AMAC e analisar as ilustrações de José Manuel Saraiva.

O estilo deste ilustrador é próprio e facilmente reconhecível. Como irão constatar, relativamente às cores, predominam o azul, o branco e o vermelho. O recurso a um traço propositadamente infantilizado e uma geometrização tosca das formas são outras das suas imagens de marca.

No conjunto, é uma exposição que nos leva ao espaço das nossas memórias, dos nossos sonhos e medos. A não perder!!

Não se esqueçam de convidar os vossos pais para também visitarem esta exposição. Há, na nossa terra, acontecimentos que não podem passar despercebidos, e este é um deles.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Três solteirões e um bebé- 18 anos depois



No dia 6 de Novembro, a turma C, do 10º ano, irá ao cinema. Na nossa escola decorre novamente o ciclo de cinema intitulado «5 jours, 5 films», este ano consagrado à comédia.
Um bj de parabéns às minhas colegas que dinamizam , mais uma vez, a aprendizagem da língua e cultura francesas.

p.s. A turma D que não fique triste, pois irá ver o filme em outra ocasião. Está prometido.

domingo, 2 de novembro de 2008

Nostalgia em tempos de neura

No meio de uma neura, sem conseguir ver os testes ou começar a escrever a tese, decidi bisbilhotar o youtube.

Encontrei de 1998, «sad eyes» de Bruce Springsteen. Já não ouvia esta música há algum tempo e continua espectacular, penso eu...