domingo, 21 de outubro de 2007

Actividade - descrição

Ficha de Trabalho

Olá turma!

O objectivo desta actividade é o seguinte:
realizar uma pesquisa sobre o que é a descrição, e quais são as suas características, e descrever imagens.

Deverás:

Actividade A
Proceder à organização de grupos de trabalhos constituídos por 4 elementos cada.
Após a formação do grupo, deverás dividi-lo em subgrupos de 2 elementos:
2 alunos deverão consultar os sites propostos:

http://lportuguesa.malha.net/content/view/30/1/
http://www.brasilescola.com/redacao/descricao.htm

os restantes irão procurar livros relacionados com a descrição (por exemplo, as gramáticas).

Actividade B
1. Deverás procurar respostas para as seguintes questões:
O que é a descrição?
Quais as suas características principais?
Quais os recursos estilísticos utilizados?

2. Os elementos dos subgrupos deverão confrontar as respostas que apresentaram, a partir das suas pesquisas.


Actividade C

procurar a página do dia 30 de Agosto de 2007 e proceder à realização de duas actividades: atribuir um título sugestivo a cada imagem (A,B e C) e escolher uma imagem (1,2 ou 3) e proceder à sua descrição.

sábado, 6 de outubro de 2007

Contrato de leitura para o 10º ano - novidade


Gonçalo Cadilhe nasceu em 1968, na Figueira da Foz. Estreou-se como jornalista independente na Grande Reportagem, colaborando actualmente no Expresso. Os relatos das suas viagens foram reunidos nos volumes: Planisfério Pessoal (2005) em A Lua Pode Esperar - Viagens pelos quatros cantos da terra (2005) e em África Acima (2007).
A minha sugestão é a leitura de África Acima. Memórias da viagem que o autor iniciou na Cidade do Cabo até chegar a Lisboa, cito : «recorrendo aos transportes públicos, aos autocarros maltratados pelos anos, aos comboios que ainda andam, pedindo boleia, viajando com as pessoas da terra (...) Excluo o transporte aéreo, voar sobre África não é viajar por África. Aliás, voar não é viajar.».
São 200 páginas de aventuras, com cerca de 54 imagens que nos apresentam, de acordo com as palavras de Gonçalo Cadilhe, uma África generosa, hospitaleira e fraterna:«o melhor da Humanidade no lugar onde essa mesma Humanidade apareceu.».

Outras sugestões


As pequenas Memórias de José Saramago:


«Entrei na vida marcado com este apelido de Saramago sem que a família o suspeitasse, e foi só aos sete anos, quando, para me matricular na instrução primária, foi necessário apresentar certidão de nascimento, que a verdade saiu nua do poço burocrático, com grande indignação de meu pai(...) meu pai não teve outro remédio que proceder a uma nova inscrição do seu nome, passando a chamar-se, ele também, José de Sousa Saramago.Suponho que deverá ter sido este o único caso, na história da humanidade, em que foi o filho a dar o nome ao pai.» p.48-49


Relativamente ao Diário de Anne Frank, seleccionei o seguinte excerto:



«Hoje vou confiar-te duas coisas o que, talvez, me leve um pouco de tempo. Mas é-me indispensável desabafar, e só contigo gosto de o fazer, pois tu guardas silêncio, aconteça o que acontecer. Em primeiro lugar, trata-se da mãe. Bem sabes que me tenho queixado dela muitas vezes e que me tenho esforçado sempre por ser boa para ela. De repente descobri o que não me agrada na mãe. Ela própria tem-nos dito que vê em nós antes amigas do que filhas. Isso é uma coisa bonita, mas uma amiga não pode substituir a mãe.» p.181




terça-feira, 2 de outubro de 2007


A Fuga do Pirralhito




Não consigo parar de pensar no que aconteceu hoje à saída de uma escola «primária», algures no nosso Portugal urbano. Confesso que, quando me contaram, não queria acreditar; ainda ri até ficar com a consciência pesada, pois o assunto era grave!

Tudo começou quando um pirralhito de cinco anos saiu da sua sala de aula e não viu o avô à sua espera. Sem ficar incomodado, decidiu imediatamente o que fazer: teria de ultrapassar o primeiro obstáculo, a contínua que nunca deixa ninguém sair sem verificar se vai com o respectivo familiar. Decidido a atingir o seu objectivo, o pirralhito enganou a empregada, dizendo que o avô já não o ia buscar, pois ele ia com o sr. X ,

motorista do ATL dos seus amiguinhos. A senhora acreditou, não viu o avô e o sr. X é pessoa respeitada e idónea, por isso, deixou-o sair. De seguida, o pirralhito tinha de convencer o sr. X a levá-lo. Munido da sua capacidade argumentativa, decidiu dizer que, a partir daquele dia, iria também na carrinha do ATL, pois a mãe já o tinha inscrito. E conseguiu convencer o sr. X a levá-lo! Imagino a capacidade argumentativa deste pirralhito, a construção brilhante do argumento, o contra-argumento e o exemplo que terá inventado. Simplesmente fantástico! A criança conseguiu enganar dois adultos numa só tarde!.
Quando o avô chegou,

foi o pânico, o horror do rapto contado, com todos os pormenores, por quem viu a criança entrar numa carrinha! A GNR foi chamada, as testemunhas ouvidas e chegaram todos à conclusão de que o pirralhito tinha sido levado para um conhecido ATL da zona.

Conclusão: capacidade argumentativa do pirralhito ou insegurança nas escolas? Inteligência infantil ou ingenuidade dos adultos?

t.p.c-. análise de cartoons - 11º ano

Olá turmas de 11º ano. Após a análise de alguns cartoons, realizada durante as nossas aulas, está na hora de :
1. Escolher um cartoon.
2.Escrever um texto de opinião crítica sobre o cartoon que escolheram.
3. Os melhores trabalhos serão apresentados em «o sítio do t.p.c.».
Sugestões para a análise do cartoon: estar atento à relação de sentido entre o título e a imagem; se o cartoon o fez sorrir e reflectir, explique a sua reacção; com base numa análise dos elementos da imagem, do texto e da relação entre texto e imagem, reflicta sobre a eficácia do desenho e analise a relevância do elemento cor e de outros elementos significativos.