sábado, 29 de setembro de 2007

Exposição de Art Deco -Colecção Berardo

No Sintra Museu de Arte Moderna, está aberta ao público, até ao dia 14 de Outubro, a exposição Art Deco com a Colecção Berardo (móveis, jarras, vidros, ferros, pinturas, esculturas e jóias) . Participam também o Musée des Années 30 (França), o Museu Nacional do Traje (Lisboa) e o Museu do Caramulo.
Quando há quinze anos José Berardo decidiu iniciar uma colecção Art Déco, foi um verdadeiro precursor. Interessou-se por todos os componentes da arte decorativa - móveis, candeeiros, cerâmica etc. e reuniu uma colecção representativa do estilo 1925.
tel . 219248170 fax 219248177
Pessoalmente, adorei visitá-la. Deixo algumas imagens para o motivar a deslocar-se a Sintra e apreciar o passado.










quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Quadro de Jan van Eyck

Jan van Eyck - pintor flamengo do século XV

Quadro deTitian

Titian - pintor italiano (Renascimento) do século XVI

Quadro de Johannes Vermeer

Johannes Vermeer - pintor holandês do século XVII

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Insólitos em Castro Marim. O auto da confusão


Faz como eu digo e não como eu faço! Uma lição de cidadania


Durante o auto de fé, as duas senhoras espanholas, que estão na imagem, estiveram sempre muito indignadas com o comportamento de todos os que se colocavam à sua frente.Deviam pensar que tinham adquirido o «direito» de ver o espectáculo sentadas e não entendiam que outras pessoas também o queriam ver. No entanto, uma vez que não havia mais lugares sentados, estavam todos em pé e à sua frente. Neste momento, até eu estava solidária com a sua indignação e falta de civismo do público, pois eu já conheço a maneira de pensar do português...
Ao longo do espectáculo, as senhoras «nuestras irmanas» levaram o tempo quase todo a gritar e a lançar impropérios aos que não saíam de sua frente. Chegaram inclusivamente a criar uma tal confusão que o espectáculo parou, com todos os actores olhar em nossa direcção e sem perceberem o que se passava.
Quase no final do auto, provocaram a ira de uma portuguesa, que estava comodamente sentada atrás de mim, e que lhes respondeu ter comprado o bilhete para ver o espectáculo e não para aturar espanholas. No meio de uma batalha que se avizinhava, comecei a ficar incomodada, mas quando as senhoras se levantaram e se colocaram à nossa frente, não nos permitindo acompanhar o resto do espectáculo, também fiquei com vontade de as insultar. Esperteza espanhola, ou o povo tem razão com o seu ditado «Faz como eu digo, não faças como eu faço»???

Insólitos em Castro Marim

O cavalheiro em sintonia com a época medieval, não poderia andar por ali com o maço de tabaco à vista. Ideia brilhante ao escondê-lo na sua coroa de rei...

Insólitos em Castro Marim


X Edição «Dias Medievais em Castro Marim»

Não resisito a partilhar convosco a minha ida a Castro Marim. Nestas festas, os miúdos divertem-se sempre, os adultos, por vezes, ficam doentes com tanto pó, sol e comida de qualidade duvidosa. No fundo, até foi engraçado. No entanto, a minha memória é selectiva e sei que guardarei os momentos mais insólitos e divertidos. Alguns podem ser perpetuados através da imagem e do seu poder comunicativo. Espero que se tenham divertido com elas!